Suspensão do financiamento imobiliário Caixa – Pandemia
Suspensão do financiamento imobiliário Caixa – Pandemia
O Conselho Monetário Nacional (CNM) determinou que bancos podem suspender até duas prestações de financiamento de imóveis e veículos por 60 dias, além de viabilizar a negociação de outras dívidas. A medida entrou em resposta à crise provocada pela pandemia do novo corona vírus.
Dentre as instituições, a Caixa Econômica Federal permite, agora, que financiamento imobiliário Caixa e financiamento de veículos possam ser suspensos por 60 dias, além da negociação de outras dívidas. Se você está em processo de comprar imóvel ou envolvido com imóveis à venda, acompanhe essa postagem para ter mais informações sobre essas medidas.
Além disso, a Caixa permite que financiamento imobiliário Caixa com até duas parcelas em atraso sejam congelados. Já para outros bancos, os cidadãos devem estar com todas as prestações pagas até o momento.
Construtora em BH – Financiamento de imóveis à venda
Comprar imóvel é o sonho de muitas pessoas, mas com a atual crise, quem já comprou pode estar com problemas para pagar as parcelas e, quem ainda não comprou seu imóvel, precisa aguardar um pouco para saber como ficará a situação econômica do país após a pandemia.
A Caixa esclarece que é possível a pausa de até 2 encargos para contratos habitacionais de pessoa física ou jurídica, exceto para os casos em que o cliente esteja utilizando o FGTS para pagamento das prestações mensais. As prestações pausadas serão incorporadas ao saldo devedor.
As mesmas condições estão sendo oferecidas para clientes que possuem operação de Home Equity com a Caixa Imóvel Próprio e que já possuam ao menos 11 parcelas pagas. Não há limite de valor para os contratos.
Construtoras mais confiáveis – Serviço de congelamento
Se você possui dívida com uma construtora, entre em contato com eles e procure saber sobre como você pode fazer para colocar sua situação em dia. As construtoras mais confiáveis vão conseguir te orientar sobre o que fazer.
Os bancos recomendam que os clientes não se dirijam às agências, para evitar aglomerações e risco de contágio do novo coronavírus. Assim, eles devem utilizar os aplicativos de internet banking e as linhas telefônicas.
Para falar na Caixa a instituição pediu para os clientes acessarem o aplicativo Habitação Caixa, mandar mensagens através do WhatsApp (0800-726 8068) ou ligar para o telesserviço (3004-1105 para capitais ou 0800-725 0505 para as demais cidades).
As agências bancárias estão com horário de abertura antecipado em 1 hora para atendimento aos clientes enquadrados como grupo de risco da COVID-19.
A outra informação útil é que o BNDES aprovou, no mês passado, medidas socioeconômicas de execução imediata que têm por objetivo ajudar a mitigar os efeitos da pandemia do novo COVID-19 no Brasil.
Uma das medidas é a suspensão, de até 6 meses, de amortizações de empréstimos contratados junto ao BNDES, nas modalidades direta e indireta às empresas afetadas pela crise. Nas operações diretas e mistas, o pedido de suspenção relativo ao subcréditos diretos deve ser encaminhado pelo cliente ao BNDES por meio do portal.
As operações não automáticas e automáticas indiretas também devem ser negociadas com o agente financeiro que concedeu o financiamento. A autorização da suspensão dos pagamentos fica a critério do agente financeiro.
Entre em nosso blog e confira as notícias do mercado imobiliário. A Gonçalves Rezende é uma das construtoras em BH que tem uma grande experiência no mercado imobiliário, principalmente em Sabará e possui uma ótima equipe para atender às suas necessidades.
Referências: Correio Braziliense, BNDES, Câmara Legislativa