Financiamento imobiliário – Crédito imobiliário
Financiamento imobiliário – Crédito imobiliário
Em outro artigo falamos sobre comprar imóvel através consórcio imobiliário, o sonho da casa própria. Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a aquisição da casa própria, do apartamento 4 quartos através do financiamento imobiliário e o crédito imobiliário. Vamos lá?
Quando uma pessoa compra um imóvel, seja a casa própria ou um apartamento 4 quartos, novo ou usado, pode usar o financiamento imobiliário como pagamento. Os financiamentos são realizados pelos bancos, que pagam ao vendedor do imóvel a quantia que quem compra quer financiar. A partir daí o comprador paga o banco que quitou sua dívida.
Comprar imóvel – Crédito imobiliário
Quase todos os bancos oferecem a opção de financiamento de imóveis e crédito imobiliário. A diferença que tem que ser observada entre os bancos são as condições de pagamento, as taxas de juros, a duração do contrato e o valor do imóvel que pode ser financiado.
A Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP) divulgou dados de financiamento de imóveis com recursos da poupança do mês de setembro de 2019. O valor chegou a R$7,59 bilhões. O valor é 54,5% maior do que o mês de setembro de 2018.
Houve um aumento significante no investimento e aplicação de recursos para aquisição e construção de imóveis e a quantidade de imóveis financiados chegou a 27,2 mil. Ou seja, foi visto que comprar imóvel se tornou a opção de muitas famílias.
Mas o que é o crédito imobiliário? O crédito imobiliário é um crédito destinado a pessoas que decidem comprar um imóvel, novo ou usado, e deseja financiar o empreendimento. Seja uma casa ou um apartamento a venda, o crédito imobiliário é uma opção de pagamento do empreendimento financiado pelo banco, que faz o pagamento integral ao vendedor e acerta esse valor, com juros, com o comprador.
Financiamento de imóveis
Digamos que você achou um apartamento a venda e deseja financiar o mesmo. Você sabe o que fazer? Quais os procedimentos para dar entrada no financiamento imobiliário? Qual banco procurar?
Bem, falamos anteriormente que é importante você conferir as condições de pagamento, as taxas de juros e as vantagens e desvantagens que cada banco oferece.
A tomada de crédito começa pela escolha do tipo de financiamento. Cada banco oferece um tipo de financiamento e existe diferença entre bancos públicos e privados. De maneira geral, as mudanças nas condições estão nas taxas de juros, na forma de pagamento e o período de contrato. O valor do imóvel também influencia, pois normalmente, é cobrado um valor de entrada no financiamento.
Depois que escolher o banco e o financiamento, o segundo passo é apresentar a documentação necessária. Documentos básicos: copias e originais de RG, CPF, certidão de casamento para os casados e comprovante de renda. Profissionais liberais podem comprovar renda com extratos bancários, contratos de prestação de serviços, contrato de aluguel, entre outros.
Existe, também, a possibilidade de financiamento direto com a construtora durante a execução da obra. Serviço oferecido pelos corretores na estreia de cada novo empreendimento.
Gostou da publicação? Bem, falamos um pouco sobre como funciona um financiamento imobiliário e o crédito imobiliário. Claro que esse assunto vai além dessas dicas! Entre em nosso blog e fique por dentro das notícias do mercado imobiliário e da venda apartamento e de casas. Quer conhecer mais da Construtora Gonçalves Rezende? Entre em nosso site e faça contato conosco.
Referências: Exame Abril, Meu Precon, Economia UOL, Casa Dicas