Crédito imobiliário – Imóveis à venda

Devido à baixa taxa de juros e a retomada da economia, o setor imobiliário vai voltar a aquecer em 2020 fazendo com o que o credito imobiliário também acelere. Novas regras e lançamento de novos empreendimentos vão aquecer o mercado e ampliar as opções para quem deseja crédito imobiliário para comprar um apartamento na planta ou um apartamento a venda já construído.

A Caixa Econômica Federal lançou uma linha de crédito imobiliário para a casa própria com taxa de juros fixa e essa nova modalidade terá juros entre 8% e 9,75% ao ano e poderá ser usada tanto com apartamento na planta, quanto para apartamento a venda já construído.

Com essa nova modalidade de crédito espera-se que a quantidade de imóveis à venda aumente, aquecendo o mercado, já que os juros alcançaram uma taxa muito baixa e os preços estão estáveis. A confiança na economia faz com que o ano de 2020 seja favorável para a compra e venda de imóveis.

Apartamentos para comprar na Zona Leste – Crédito imobiliário

O financiamento imobiliário é uma opção para quem esteja procurando um apartamento para comprar na zona leste e não possui os recursos necessários para efetuar a compra à vista. Nesse caso, o crédito imobiliário é o melhor jeito de realizar o sonho da casa própria. Essa modalidade funciona como um empréstimo, em que uma instituição financeira fornece ao comprador os recursos necessários para que ele realize o pagamento à vista de um imóvel.

Para que o crédito seja liberado, as instituições financeiras exigem do comprador o pagamento imediato de uma parcela do valor do imóvel, chamado de entrada e o restante será pago em parcelas mensais pelo tempo combinado na hora da contratação do financiamento.

Existem 3 fatores que devem ser levados em consideração na hora da contratação de um financiamento: amortização da dívida, juros e taxas adicionais.

A amortização corresponde à fração da parcela responsável em devolver ao banco o dinheiro emprestado. Amortizar significa diminuir o saldo devedor com a instituição financeira.

Ao pedir por um crédito imobiliário a instituição financeira empresta o dinheiro e coloca uma taxa sobre esse empréstimo, os juros. Essa taxa é o fator que mais influencia no valor de um financiamento.

Cada instituição tem a taxa própria de juros e dados como, valor do financiamento, renda familiar e, até mesmo, a idade do cliente pode influenciar na taxa de juros e, consequentemente, no valor final do empréstimo.

Venda de imóveis – Tipos de financiamento imobiliário

São 3 tipos de financiamento: Price, SAC e Sacre.

  1. O Price é o pagamento de parcelas fixas e a parela referente ao pagamento de juros vai diminuindo com o passar do tempo, enquanto o valor relativo à amortização vai aumentando. Não é muito utilizada no Brasil.
  2. SAC é conhecido como Sistema de Amortização Constante. Todas as prestações possuem valor de amortização e juros e variam de acordo com o saldo devedor.
  3. O Sacre é uma mistura do Price com SAC. O valor das prestações será crescente durante um certo período e depois elas têm o valor diminuído. O valor de amortização aumenta e dos juros diminui.

 

Essas foram algumas dicas sobre crédito imobiliário e financiamento imobiliário. Gostou da publicação? Entre em nosso site e blog e saiba mais sobre o mercado imobiliário, apartamentos na planta e a construtora Gonçalves Rezende.

 

Referências: Economia Uol, Exame Abril, Globo