Comprar apartamento na planta – Vantagens e desvantagens

 

Comprar imóvel na planta é um bom negócio? Comprar apartamento pronto é melhor? Bem, iremos discutir, nesse post, as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta e se comprar imóvel na planta compensa ou não.

 

Comprar um apartamento na planta é o sonho de muitas pessoas, porém esse tipo de aquisição requer cuidados básicos para o negócio não acabar dando mais dor de cabeça do que bom resultado financeiro e satisfação pessoal.

 

A apresentação de imóveis na planta é fantástica. As maquetes e croquis possuem desenhos atraentes e convincentes, porém alguns pontos são importantes a serem observados. Esse investimento envolve muitos fatores. Fatores como:

  • Capacidade da construtora
  • Licenças
  • Condições de mercado
  • Custos ao longo da obra

Antes de iniciar o processo de comprar apartamento, é importante que adquirente tenha atenção a alguns fatores da aquisição do primeiro imóvel. É necessário verificar a procedência do imóvel e todas as taxas que serão cobradas. Além disso, verificar a taxa de reajuste pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Essa taxa é usada na maioria dos contratos de compra e venda de apartamento na planta.

 

Compra de imóveis na planta – como funciona

 

O processo não é tão complicado quanto muitas pessoas pensam. Neste modelo de compra e venda, o comprador se incorpora a financiar os custos da construção. É possível financiar em até um terço do valor total pelo período de 3 anos.

O comprador paga uma entrada, entre 20 e 30% e, durante a obra, é pago mais 30 a 40%, dividido entre parcelas mensais, com taxas intermediárias e, a última parcela, é paga na entrega do apartamento. O restante do valor da unidade será pago após a entrega do empreendimento, ficando, no máximo 40% do valor total do imóvel, para ser quitado.

 

Afinal, comprar um apartamento na planta é mais caro ou mais barato?

Não existe uma regra. Não tem como comparar o valor do metro quadrado da sua cidade com o metro quadrado oferecido pelo empreendimento. Não existe uma conta padrão. O que muda é o valor de entrada que você vai dar, quanto tempo vai financiar e as ofertas de mercado.

 

Comprar apartamento na planta sempre tem o risco do comprador não receber o imóvel. É possível que o comprador passe por um processo judicial a fim de não sair no prejuízo, caso a construtora ou incorporadora quebre no meio da construção.

Existe risco? Sim. Existe. Portanto, é de extrema importância que você veja o histórico da construtora, veja empreendimentos já construídos, entre outros. Em outras palavras, pesquise sobre a saúde financeira da construtora.

 

Comprar imóvel na planta – Vantagens e desvantagens

 

Vantagens:

  • Entrada parcelada – em um apartamento pronto, é necessário pagar de 20 a 30% no ato da compra. Na planta, esse valor é dividido pelo tempo da construção.
  • Você modela seu apartamento – você pode modificar o apartamento conforme seu gosto.
  • Barganha – é possível negociar melhores condições de preço e pagamento. Você pode escolher o andar ou pagar mais ou menos pela vista, por exemplo.
  • Valorização – não há garantia de que irá se valorizar. Existem fatores que interferem nesse ponto: localização, infraestrutura, segurança, entre outros. Mas é provável que ele valorize.

Desvantagens:

  • Risco de não receber o imóvel – a construtora pode quebrar. O contrato prevê entrega, mas pode haver disputa judicial durante muito tempo.
  • Diferente do prometido: os apartamentos na planta são exibidos em maquetes ou salas simuladas, mas uma das principais reclamações é com o resultado final.
  • Valor maior – reajustes fazem o valor subir.
  • Mais tempo pagando – estimado prazo de 12 a 30 anos após a entrega do empreendimento.

Gostou da publicação? Entre em nosso site e saiba mais sobre imóveis na planta e sobre vantagens e desvantagens de comprar apartamento na planta.

Referências: Epoca Negócios, Economia UOL, Exame Abril