Imóveis à venda – Benefícios da casa própria
Imóveis à venda – Benefícios da casa própria
O conceito de moradia agrega uma série de valores que precisam ser reconhecidos. Valores financeiros, patrimoniais, emoções, conforto e sensação de segurança. A ideia de ter uma casa própria é muito importante para desenvolver todos esses valores plenamente. Normalmente, quem mora em um imóvel alugado, não encontra as condições ideais para desenvolver todos os valores citados acima.
Sair do aluguel e adquirir a casa própria é o sonho de muitas pessoas e o principal intuito desse tipo de negócio é conquistar a independência e acabar como “custo mensal do aluguel” que não é convertido em patrimônio, apenas em moradia. Os benefícios de deixar de pagar aluguel e conquistar o imóvel próprio vão muito além da tranquilidade financeira e a economia no orçamento familiar.
Comprar imóvel – Benefícios
Atualmente é possível adquirir a casa própria, seja um apartamento na planta ou um apartamento de 3 quartos já construído. Além de ficar livre de uma despesa que não traz retorno, comprar o próprio imóvel é um investimento seguro. Afinal, quando o imóvel é seu, você tem a liberdade de modifica-lo como você quiser. As vantagens de comprar imóvel vão desde a sua negociação, passando pela sua possível valorização, até chegar na satisfação emocional, como falamos anteriormente.
O primeiro grande benefício de comprar um apartamento a venda, um apartamento na planta, principalmente, é de, futuramente, ficar livre do pagamento de aluguel. O aluguel é uma despesa, e não um investimento. Falando em comprar imóveis à venda na planta, podemos citar algumas das principais vantagens:
- Apartamento novo, nunca usado por ninguém.
- Tempo para economizar – Você pode planejar o pagamento do imóvel. Normalmente são pagos 30% na planta e o restante é pago na entrega das chaves.
- O imóvel é mais barato na planta.
- Grande potencial de valorização.
- Personalização do acabamento.
- Processo de compra seguro.
- Construir um patrimônio duradouro.
Imóveis à venda – Poupança X Casa Própria
Vamos falar de rendimentos. Atualmente, na caderneta de poupança, é um destino seguro dado ao dinheiro quando pensamos nos investimentos administrados pelos bancos. Ela tem liquidez absoluta e, a qualquer tempo, o poupador pode sacar a quantia desejada. Bom, concorda?
Porém, a rentabilidade da poupança está longe de ser atrativa. A perspectiva é de que ao longo do ano, as aplicações na Caderneta de Poupança rendam cerca de 6%, já considerando a taxa de inflação.
Bem, um aluguel gira em torno de 0,5% do valor do imóvel, portanto imagine que uma pessoa deposite a quantia de 500 mil reais na poupança e resolva alugar um imóvel do mesmo valor, pensando em usar a rentabilidade do investimento para pagar os alugueis. Sabemos que isso não é possível, pois a poupança é consumida pela inflação. Se você sacar os rendimentos mensais da poupança para pagar o aluguel, você acabaria perdendo dinheiro.
O investimento em um apartamento a venda, um apartamento de 3 quartos, principalmente, é considerado um investimento seguro. Ele não é tão arriscado como a bolsa de valores e rende o mesmo, e até mais, do que a poupança.
O mercado imobiliário é uma ótima opção de investimento que, em grande medida, contempla todas as boas qualidades de um investimento. Quem investe em casa própria fica livre de alguns problemas como a alíquota do imposto de renda sobre os rendimentos, por exemplo.
Ainda que um imóvel dependa de um determinado tempo para ser vendido, se ele estiver no preço adequado, terá boa liquidez e a venda acabará se concretizando em um prazo razoável.
Os benefícios da casa própria são enormes e é algo a se pensar. Afinal, muitas pessoas querem se ver livres de aluguel, uma despesa, para adquirir sua casa própria, um investimento, mesmo que a longo prazo.
Gostou da publicação? Entre em nosso blog e confira mais notícias sobre a casa própria.